quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Como funciona uma ressonância magnética


A ressonância MRI ou magnético, é uma técnica de imagiologia médica, que facilita a visualização pormenorizada da estrutura interna do nosso corpo. Ele também ajuda na avaliação algumas funções do corpo, em certa medida. A tecnologia, que foi introduzida no último trimestre do século 20, sofreu uma mudança dramática e ganhou imensa popularidade no campo da medicina hoje. A máquina enorme referido como um scanner de ressonância magnética é um objeto de fascínio para muitos indivíduos, que muitas vezes são deixados querer saber como funciona uma ressonância magnética. Embora muitas pessoas tentam investigar o mecanismo de trabalho, muitos deles não são capazes de descobrir como funciona um aparelho de ressonância magnética. Pode parecer-se bastante difícil de entender, mas na verdade é uma tarefa fácil, especialmente se você estiver familiarizado com os conceitos básicos da ciência.

Os componentes de um aparelho de ressonância magnética

Antes de passarmos para o mecanismo de funcionamento da RM (Ressonância Magnética), vamos dar uma breve olhada nos vários componentes do aparelho de ressonância magnética. Os principais componentes de uma máquina de ressonância magnética incluem o íman primário e os magnetos de gradiente. O íman primário, feita a partir de uma bobina eléctrica com alimentação que passa-lo, desenvolve um campo magnético de cerca de 1,5 a 3 Tesla. O gradiente de imans, que são muito menores do que o íman primário, ajudar na alteração do campo magnético com precisão. Para além destas, o aparelho também inclui o tubo horizontal, em que a pessoa é feita para mentir para exame e, por último, mas o mais importante - o software de computador e componentes de hardware, que ajudam na definição dos parâmetros antes do exame, e recolher os dados sob a forma de imagens múltiplas.

Como funciona um scanner de ressonância magnética?

O scanner de ressonância magnética é um cubo gigante, com um tubo horizontal ligado a ele. O paciente a ser examinado é feita para deitar de costas sobre este tubo horizontal e, em seguida, ele é lentamente deslizou para dentro da máquina. Se todo o corpo do indivíduo será enviada ou apenas em metade, depende de qual parte do corpo é a ser examinado. No caso de cérebro ressonância magnética, deslizando a parte superior do tronco do paciente dentro do scanner seria suficiente para o diagnóstico. Logo que a parte do corpo a ser digitalizada atinge no isocentro do campo magnético, o exame começa.

Como funciona uma ressonância magnética?

Uma grande parte do corpo humano é composto de moléculas de água, cada um dos quais contém dois núcleos de hidrogénio (ou protões). Quando o paciente é enviado para dentro do scanner, os 'momentos magnéticos' dos protões presentes no corpo alinhar com a direcção do campo magnético. Um rádio frequência campo electromagnético é ligado por alguns segundos, o que torna os protões alterar o seu alinhamento em relação ao campo. Logo que o campo electromagnético é desligado, os protões regressar ao seu alinhamento original. As alterações no alinhamento cria um sinal que é detectado pelo scanner. A força do campo magnético determina a frequência à qual os protões ressoam. Adicionais campos magnéticos são criados utilizando os magnetos gradientes para determinar a posição dos protões, e da energia libertada por eles. Os tecidos danificados podem ser detectados, à medida que o tempo no retorno para o estado de equilíbrio. Os parâmetros são definidos usando o computador eo contraste é criado entre os diferentes tipos de tecidos. RM com contraste é executado por injecção de agentes de contraste no corpo, a fim de melhorar a aparência dos vasos sanguíneos, e para detectar tumores e inflamação no corpo. O computador leva uma nota de protões e de a energia libertada por eles para gerar a imagem da parte do corpo a ser examinado.

Esta foi uma breve descrição de como funciona uma ressonância magnética. Embora a ressonância magnética pode ser usado para a imagem de qualquer parte do corpo, é mais frequentemente usado em exames neurológicos, a verificação de tumores, anormalidades no custo dos vasos sanguíneos de digitalização etc MRI depende de qual parte do corpo está a ser examinado. Um procedimento seguro, devido à exclusão de radiação ionizante, RM ganhou grande popularidade no campo da medicina, em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário